O projeto BestCoopMed reúne um total de 10 parceiros ativos e 5 colaborações, entre os quais, uma Universidade, 7 organizações do Cooperativismo Agrícola em Portugal, designadamente uma confederação de cooperativas e 9 cooperativas, cobrindo estas principalmente os setores do leite de bovinos, da apicultura, do vinho, das frutas, das hortícolas, da produção de carne de bovino e da olivicultura, uma associação regional de apoio ao setor da bovinicultura leiteira e dois organismos públicos, um dos quais representando um centro de competências e outro detendo 3 polos de inovação.
Centro de Estudos de Gestão e Economia Aplicada da Faculdade de Economia Gestão/Católica Porto Business School da Universidade Católica Portuguesa. Inclui grupo de investigadores com extenso trabalho desenvolvido nas temáticas da Economia Agrária e dos Recursos Naturais e da Economia Social.
CONFAGRI
Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, CCRL – é a organização de cúpula do setor cooperativo agrícola, trabalhando de forma próxima e em rede com a generalidade das cooperativas e outras organizações de agricultores. Tem competências técnicas na área agrícola, da política agrícola, sendo uma entidade formadora certificada.
Associação para o Apoio à Bovinicultura Leiteira do Norte. Esta Associação consubstancia uma visão moderna do sector leiteiro cuja finalidade aponta para a competitividade das estruturas leiteiras competitivas no âmbito de uma União Europeia alargada, nomeadamente através da melhoria genética dos efectivos leiteiros da Região.
Em 1 de Julho de 2008, num movimento cooperativo histórico da região de Beja, nasceu a Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches, C.R.L., uma só entidade, fruto da fusão entre a Cooperativa Agrícola de Beja e a Cooperativa Agrícola de Brinches, considerada uma das cooperativas com maior dimensão a nível nacional no sector agrícola e na sua atividade, provendo um substancial reforço do seu posicionamento competitivo à escala europeia.
A Adega Cooperativa de Silgueiros, CRL é uma cooperativa com cerca de 2000 sócios, vitivinicultores da região de Silgueiros. Foi fundada em 1962 e começou a sua laboração em 1964. O objectivo a que esta adega se propôs, foi criar formas de produção e escoamento para um tão afamado vinho, que é o vinho do Dão e mais particularmente, o vinho de Silgueiros.
A Cooperativa Agrícola, localizada em Esposente desenvolve a sua actividade comercial no ramo de Adubos, Rações e Produtos Hortícolas
A Cooperativa nasce no já longínquo ano de 1966 para a vida associativa rural. Esta Instituição, afirmou-se no panorama cooperativo como uma casa sólida tentando prestar aos seus cooperadores serviços tão diversos como a venda de factores de produção e equipamentos agrícolas, bem como o apoio na produção, armazenamento e comercialização de frutas, tendo como objectivo principal praticar preços justos.
A Cooperativa Agro Rural de Boticas (CAPOLIB) foi fundada em 1952 em Boticas, conta atualmente com cerca de 1100 associados e tem todo o território nacional como área de abrangência.
A CAPEMEL foi constituída a 17 de julho de 2015 através da iniciativa de um grupo de apicultores que partilhavam de ideias e objetivos comuns. Criada por um grupo de cerca de 20 produtores, a cooperativa conta atualmente com 78 associados, desde pequenos a grandes produtores, tendo sócios um pouco por todo o país o que permite apresentar ao mercado diversos tipos de mel e outros produtos resultantes da colmeia como pólen ou própolis.