Cooperativa Agro Rural de Boticas (CAPOLIB)

O município de Boticas situa-se em Trás-os-Montes, distrito de Vila Real, em terras do Barroso, região classificada como Património Agrícola Mundial, pela FAO, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, com base na genuinidade do território, na forma tradicional de trabalhar as terras, de tratar o gado e no comunitarismo dos seus habitantes. Aqui ainda é a natureza que dita as regras por que se regem homens e animais. Os gestos dependem do pulsar da terra e a rotina é imposta pelos ciclos naturais.
A Cooperativa Agro Rural de Boticas (CAPOLIB) foi fundada em 1952 em Boticas, conta atualmente com cerca de 1100 associados e tem todo o território nacional como área de abrangência.


Tem como missão auxiliar o produtor agrícola a aumentar e melhorar a sua produção, com a centralização das compras e comercialização dos seus produtos.

Ao longo dos anos a cooperativa foi-se expandindo e prestando um maior número de serviços aos seus associados. O grande destaque vai para a criação do Agrupamento de Produtores de Carne Barrosã e o Agrupamento de Produtores de Mel de Barroso em 1994, os quais expandiram as fronteiras municipais e regionais da Cooperativa que chega agora a mais de vinte municípios no Norte de Portugal.

Através do seu trabalho junto dos produtores, a cooperativa tem conseguido diminuir os seus custos, melhorando a qualidade das suas produções e aumentando o preço de venda dos vários produtos na origem, melhorando a qualidade de vida dos seus associados e dando-lhes acesso  a  mercados  antes  inalcançáveis.  A cooperativa  tem  como  objetivo  oferecer  uma solução integrada aos seus associados no que respeita às compras, formação e escoamento de produtos. No final de 2020 a Capolib alterou a sua designação social para Cooperativa Agro Rural de Boticas – CAPOLIB